sexta-feira, 23 de novembro de 2018

RATOS:Mitos e verdades

1) O contato com o rato não transmite leptospirose.

Verdade. A doença é transmitida apenas pela urina do rato, e não pelo animal em si. Por isso, é preciso higienizar bem a casa após qualquer alagamento e evitar o acúmulo de lixo. A leptospirose causa uma infecção sistêmica (em todo corpo), que geralmente leva a sangramentos, insuficiência renal e, em alguns casos, até mesmo à morte.

2) A mordida do rato causa uma ferida que some sozinha.

Verdade. A cicatrização da ferida acontece rapidamente, mesmo sem tratamento. O problema é que mesmo os roedores sadios hospedam, na garganta, bactérias que causam uma forte infecção.
Dez dias depois da cicatrização, é comum aparecerem sintomas como febre, diarréia, dores pelo corpo e vômito. Diante de uma mordida, lave bem o local com água e sabão e procure ajuda médica imediatamente.
3) Locais sujos e com resto de comidas atraem ratos.

Verdade. Quanto mais lixo, maior a chance da população de ratos aumentar. Armazéns abandonados, locais de depósito de lixo, proximidade de esgotos são ambientes propícios para o aparecimento dos roedores, que procuram a superfície quando esses locais são alagados.

4) Os ratos só frequentam os quintais e não fazem ninho dentro de casa.

Mentira. Os ratos facilmente entram em casas, principalmente se restos de comidas estiverem presentes no ambiente, já que estão sempre em busca de alimentos. Eles podem entrar através de frestas, janelas e portas.
5) Só a urina do animal que transmite doença.
Mentira. Além da urina, a pulga do rato pode trazer prejuízos para saúde. Ela é transmissora da Yersinia pestis, bactéria causadora da Peste Bubônica, doença que causa tremedeiras, delírios e dores por todo o corpo. O tratamento é feito com antibióticos.

6) Em época de chuvas fortes, é mais comum o aparecimento desses animais.

Verdade. Quando há o enchimento das galerias de esgoto, os ratos precisam procurar alimentos e abrigos e, normalmente, encontram dentro da casas.

7) Os ratos não deixam sinais por onde passam.

Mentira. É possível perceber quando um rato passou por determinado ambiente. Alguns dos sinais são fezes, roeduras e até pequenas tocas que podem ser encontradas em cantos de muros.

8) A ingestão de alimentos contaminados por ratos pode causar problemas para saúde

Verdade. Ingerir qualquer alimento contaminado pelas fezes do rato pode causar salmonelose, mal que ocasiona diarréia intensa e fortes dores abdominais.



quarta-feira, 21 de novembro de 2018


Chuva e Calor: Insetos por todos os lados...

É só fazer um pouquinho de calor, aquele tempinho abafado antes da chuva e pronto, a cidade parece ficar infestada de insetos, alguns bonitinhos como cigarras e borboletas, outros nem tanto. E não estamos a salvo nem em nossas casas, com o surgimento de pernilongos, baratas e mariposas, muita gente perde o sono. Mas por que será que esses bichinhos surgem nessa época do ano?

Os insetos também são muito influenciados pelo clima. “O início da época chuvosa funciona como um relógio biológico que faz com que eles passem da fase juvenil para a adulta, e desse modo possam sincronizar seus encontros no período de acasalamento”, explica.

Quer fugir?

Insetos urbanos como pernilongos e baratas estão sempre em busca de abrigo e alimento, por isso, acabam indo parar dentro das casas. Para evitá-los, o ideal ainda é proteger as portas e janelas com telas e dedetizar. O uso do ar condicionado e ventilador, também pode ajudar na manutenção do ambiente, pois além de manter o ar mais fresco, o vento produzido por esses aparelhos atrapalha o voo dos insetos.

Outra questão interessante é a atração que esses bichinhos têm por lâmpadas, especialmente mariposas, “isto está associado na verdade a um estímulo destes organismos por determinados comprimentos de onda luminosa. Muitos tipos de lâmpadas emitem determinado comprimento de onda que atrai os insetos, especialmente os voadores, e neste caso deve-se evitá-las procurando outros tipos de lâmpadas”.

E quando o calor some?

O que acontece é que quando o tempo fica mais frio e seco, os insetos procuram lugares mais úmidos para se esconder, como bueiros. Além disso, “Condições de tempo mais adversas ou mesmo temporais acabam também por reduzir parte de sua população”.

Durante a primavera, as temperaturas começam a se elevar gradativamente até o verão, a estação mais quente do ano,as temperaturas ocorre de forma potencializada”.

Nessa época do ano os dias costumam ser mais quentes com chuva no fim da tarde, o que pode acelerar o metabolismo desses insetos, os ovinhos eclodem e as larvas se desenvolvem mais rapidamente, por isso, é preciso estar alerta principalmente com os casos de dengue, que se potencializam no verão.

domingo, 18 de novembro de 2018


"A INCIDÊNCIA DE INSETOS E DEMAIS PRAGAS CRESCE COM O CALOR"


A chegada do verão e o calor característico da estação, aumenta a incidência das pragas urbanas. São escorpiões, baratas, ratos, pernilongos, entre outros insetos e pequenos animais, que se proliferam no ambiente das cidades e oferecem risco à saúde humana. Além disso, as chuvas recorrentes na região durante essa época também acabam elevando o nível de umidade, que é mais um elemento que oferece condições favoráveis para a proliferação desses animais.

Um ambiente propício e com fonte de alimentação  dois fatores que devem ser observados para evitar o aparecimento das pragas urbanas. Nesse sentido, um local sujo e mal conservado, com lixo, entulhos e restos de alimentos acabam atraindo esses pequenos animais e favorecendo a sua reprodução. a praga mais recorrente é o escorpião, cuja picada pode provocar dor, inflamação e podendo levar até à morte.

Outros animais comuns são as moscas, pernilongos e o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Além disso, os carrapatos, baratas, moscas e caramujos, por exemplo, também podem causar problemas: o primeiro  incomodo e a repugnação, seguida de infecções e gastroenterite. “Depende de cada situação e de cada inseto. Pode ser que a pessoa nem se contamine, mas é preciso cuidar. As medidas preventivas são melhores do que as consequências, depois de instalado o problema. Ao notar qualquer mudança ou sintoma é preciso procurar ao médico”.

Para evitar a presença destes animais algumas medidas preventivas, sendo a principal manter o ambiente limpo, bem como utilizar repelentes, telar a residência, vedar portas e janelas e tampar ralos. “Tem que se atentar a duas situações: recolher o lixo e dar um direcionamento correto para tal, tendo vista que o lixo depende da consciência da população. Muitos retiram os resíduos de suas casas, mas deixam em terrenos baldios ou jogam nas ruas. Assim, está só movendo o problema de lugar e não terá eficácia”,.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018


Os cupins comprometem até a estrutura dos imóveis!

Nunca subestime um rastro de cupim. Num trabalho quase sempre silencioso, estes insetos são capazes de comprometer móveis e estruturas inteiras de uma moradia. E, quando são descobertos, é possível que já estejam no local há mais de três anos. Por essa razão, a prevenção ainda é a arma mais poderosa contra essa praga.
A cidade oferece condições que esses animais adoram, como a mata que se mistura com os bairros e a umidade.
E agora, com a chegada do verao, aumenta a incidência, já que nos dias mais quentes começam as revoadas. Neste momento, eles estão na forma daquelas aleluias que ficam em volta da luz. Muita gente vê esses bichos e nem sabe que é cupim.
Conforme os insetos se alimentam, geram fezes no formato de pequenos granulados, aquele “pó” comumente reconhecido como um indicativo de cupim.
Quando são altas, as infestações podem comprometer toda a estrutura ou o alicerce da construção, condenando o imóvel pelo consequente risco de desabamento.
Existe dois tipos de imóveis: os que já sofreram ataques do inseto e os que ainda vão sofrer.
Por isso a prevenção é tão importante. Os brasileiros ainda não adotaram a cultura de se antecipar ao problema e, muitas vezes, acabam pagando um alto preço por isso.
Numa rápida comparação, um armário de cozinha que custou R$ 5 mil reais pode ser totalmente destruído pelos insetos, até que a infestação seja descoberta. Enquanto isso, um trabalho preventivo teria custado aproximadamente 10% do valor do móvel.

Gambás e um controlador natural dos escorpiões Os escorpiões se reproduzem mais no verão e por isso essa época do ano é tão perigosa ...